quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Delegação da UGT na COP 16 em defesa do Trabalho Decente e da Transição Justa





02/12/2010

A 16ª Reunião das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 16) reunião sobre mudanças climática está reunindo 184 países em novembro e dezembro de 2010, em Cancun, México e simultaneamente  a 6ª Reunião do Protocolo de Kyoto. Apesar da grandiosidade deste evento e das expectativas, o que poderemos esperar diante do fracasso que foi a COP15 e agora diante da anunciada ausência dos chefes de estado na última semana de negociações? Inclusive o Lula e a Dilma já anunciaram que não estarão presentes na  COP-16  

O resultado da COP15 foi um "acordo de mínimos", muito aquém da expectativa da  comunidade internacional e que foi estabelecido sob a sombra de uma crise econômica mundial. O acordo foi visto ao redor do planeta como uma “carta de intenções”, pois não determinava objetivos de redução dos gases do efeito estufa e nem assumia acordos esperados e necessários.   

Mesmo diante deste cenário o movimento sindical brasileiro esta presente na COP16, participando da Delegação da CSI e lutando por muitas questões de interesse do trabalhador inclusive para que nossos governos adotem e ou mantenham na integra, no texto final as duas campanhas,  o “Trabalho Decente” da OIT - Organização Internacional do Trabalho e  “Transição Justa” da CSI - Confederação Sindical Internacional. Inclusive o Embaixador Figueredo, negociador pelo Brasil e o Embaixador Sérgio confirmaram à Delegação sindical da UGT que o Brasil está mantendo em seu doc o texto das duas campanhas, sendo assim desmentiu o boato  que ouvimos,  de que o Brasil não iria manter os 2 assuntos em seu doc.

A delegação da UGT está participando de várias atividades na COP16, reuniões de trabalho que a CSI promove diariamente, das sessões nas plenárias principais e nas salas de reuniões bem como  esteve  trabalhando no stand da CSI , atendendo o público presente no pavilhão do Cancunmesse.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário